6 razões da importância do blog para o SEO

Pedro Overbeck
5 min readFeb 7, 2021

Um rápido passeio pelo passado dos Blogs

Antes de falar de blog e SEO, vamos falar um pouquinho de história. Para muita gente que produz conteúdo até hoje na internet, tudo começou com um blog e nada mais. Quando a internet engatinhava no seu processo de evolução, ter um blog era, na maioria das vezes o máximo que a maioria das pessoas poderia ter à disposição para difundir conteúdo.

Com estruturas simples e graficamente limitados, os blogs foram os berços de muitos projetos de sucesso. Nesse link você pode saber um pouco mais sobre a história dos blogs. Atualmente, alguns deles viraram grandes sites, comunidades de Facebook, podcasts e até mesmo canais de Youtube. Um exemplo disso é o canal Ei Nerd, que começou como blog e hoje tem mais de 11,2 milhões de inscritos e mais de 2 bilhões de visualizações.

Blog: de protagonista a ótimo assistente de SEO

É indiscutível que para um site ser bem sucedido, o seu processo de SEO deve ser bem feito e contínuo. Afinal, o processo de SEO possui várias etapas que precisam de especial atenção. Primeiramente, se por um lado grande parte dos sites possui um blog, por outro, grande parte dos seus proprietários não dá a eles a importância que merecem.

Na prática, ter um blog e depois abandoná-lo é quase pior do que nunca ter tido. Em suma, seu blog pode ser um excelente assistente para o SEO do seu site, além de ser uma ótima ferramenta para dar visibilidade ao o seu trabalho e para o conteúdo que produz.

Um bom blog influencia diretamente a qualidade do SEO

Mas afinal, como fazer do blog um alavancador de SEO?

Primeiramente, de tudo o que lemos e conhecemos sobre o algoritmo do Google e de todas as suas atualizações, simplesmente “blogar” não vai melhorar o ranqueamento do seu site. Ao passo que isso possa parecer o oposto do nosso título, é apenas a confirmação, mas por outros motivos. Afinal, ter um blog é bem diferente de ter um bom blog. Se ele for realmente bom, você terá feito nele a grande maioria das coisas que o Google considera fatores que influenciam no ranqueamento. Você pode conhecer um pouco mais sobre os algoritmos do Google e principalmente o critério EAT para ranqueamento nesse artigo aqui.

Dito isso, aqui estão as 6 razões que fazem seu blog ajudar o SEO do seu site.

Mantém seu site ativo e atualizado

Antes de tudo, é preciso deixar claro que produzir conteúdo de forma regular no seu blog fará com que todo o seu site se beneficie. Afinal, um dos critérios de ranqueamento do Google é justamente o nível de atualização de conteúdo. Ademais, isso tem muita lógica uma vez que é algo bem comum encontrar sites com semanas, meses e até mesmo anos sem atualização.

O Google tem como objetivo principal aumentar a qualidade da experiência do usuário. Afinal, você conhece alguém que gosta de encontrar informação antiga e desatualizada?

Oportunidade para demonstrar expertise

De acordo com o Google, o EAT é um fator determinante para o ranqueamento de um site. E esse “E” é justamente de expertise. Postar informações relevantes, autênticas e de qualidade fará com que seu visitante comprove essa sua expertise e te confira credibilidade, o “T de Trustworthiness” da sigla em inglês .

Seu visitante permanecerá mais tempo no seu site

Definitivamente, a importância e relevância de um site são dadas em grande parte pela qualidade do seu conteúdo. Assim, ao observar dados analíticos, fica fácil perceber essa qualidade quando boa parte dos visitantes clica em partes variadas do site, sobretudo seguindo links internos oferecidos por você. Dessa forma, ao passar mais tempo no seu site, um visitante mostra ao Google que essa experiência está sendo positiva.

Assim também, a qualidade dessa experiência, e não apenas o tempo de permanência, é fator decisivo para ranqueamento. No entanto, se boa parte dos visitantes tem uma média de tempo grande no seu site, seguramente o Google vai entender isso como um bom indicador.

Oportunidade Para Criar Links Internos.

Juntamente com o conteúdo, esse talvez seja um dos fatores mais relevantes para abordarmos. Seja como for, saber criar links internos não é exatamente uma tarefa das mais fáceis. Não se trata, portanto, de interligar menus ou fazer o usuário passar por diversos lugares até ele achar o que quer. É exatamente o oposto.

É oferecer informação complementar e encurtar caminhos. Significa, por exemplo, mencionar a importância do marketing de conteúdo e te oferecer a oportunidade de clicar aqui e conhecer mais sobre o tema. Sem, contudo, ter que te tirar da sua página atual, obviamente.

Do mesmo modo, estrategicamente é uma boa oportunidade de conectar palavras-chave, fortalecendo ainda mais a sua relevância.

Aumenta a chance de que outros sites direcionem links para o seu site.

Primeiramente, quem produz conteúdo relevante e de grande qualidade tem muito mais chance de ser referenciado do que quem não o faz. Como resultado, outros sites “linkando” com o seu lhe conferirão o “A’ da sigla EAT, que significa Autoridade. Além disso, mais uma vez a sua credibilidade será incrementada. E isso é tudo o que o Google quer que aconteça.

Aumentar a interação e conexão com a sua audiência.

Finalmente, o que pode ser mais indicativo de interação do que ter conteúdo compartilhado? Esse compartilhamento estimula os outros a conhecerem seu trabalho e, consequentemente, o tráfego no seu site aumentará. Outrossim, mais tráfego gera mais oportunidades de negócio, se esse for o caso. Da mesma forma acontecerá se tudo o que busca é visibilidade para seu nome ou sua causa.

E você, já atualizou seu blog hoje? Espero que tenha conseguido te dar bons motivos para se não tiver feito ir correndo fazê-lo. Até a próxima.

LEIA TAMBÉM:

Google EAT — Sem ele, esqueça a primeira página

DESCOMPLICANDO O SEO — PASSO A PASSO

A PERSONA NO MUNDO DO MARKETING

DO MUNDO VUCA AO MUNDO BANI

MARKETING DE CONTEÚDO É PARA VENDER?

--

--

Pedro Overbeck

Marketing professional with over than 20 years of experience in Brazil, EUA and Germany